Você está aqui: Página Inicial / Aconteceu na UAC / Em 2015:

Em 2015:

Projeto desenvolvido na UAC gera livros produzidos pelas crianças.
CoImagem do postm o objetivo de trabalhar textos orais e escritos com crianças de até quatro anos, a docente da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar Poliana Bruno Zuin, desenvolveu, ao longo deste ano, o projeto "Linguagens e Letramentos". Rodas de conversa diárias foram realizadas para promover a produção de texto oral, nas quais as crianças, com o auxílio da docente e da estagiária Evelin Daiane Murato, tiveram contato com livros que trabalham diferentes gêneros literários, como narrativas e bilhetes. A partir de temas selecionados pelas professoras em diálogo com os pais das crianças, a atividade promoveu estimulação da criatividade, ampliação do vocabulário e apropriação da escrita. Como resultado, as crianças produziram seus próprios livros, nos quais contaram suas histórias com desenhos e textos redigidos pelas professoras. Foram realizadas também visitas à Biblioteca Comunitária e ao Departamento de Produção Gráfica da Universidade, onde puderam ter contato com livros e aprender sobre o processo de impressão e montagem de produtos gráficos. Dentre os temas trabalhados, estiveram alimentação saudável e idosos, o que motivou a criação do livro "As delícias das avós das crianças do grupo 4 da UAC".

Zuin explica que devido à importância dos avós na constituição das crianças, surgiu a ideia de pedir aos pais que enviassem as receitas, incluídas no livro. "A troca de experiências e de aprendizagem se mostra de forma concreta nas receitas que são passadas de geração em geração. Por isso, é fundamental que a criança tenha essas experiências junto aos avós e aos seus pais, e que também possa guardar suas memórias gustativas e afetivas desses momentos da forma concreta que o livrinho propicia", afirma. A docente destaca também a importância de trabalhar a linguagem textual antes da alfabetização formal, de modo que a criança possa entender essa importância. "Entendemos o uso da escrita como prática significativa e natural, assim como ocorre com a linguagem oral. Anotar, registrar, ler e tentar escrever deve fazer parte do cotidiano do processo de aprendizagem de nossos alunos. Por essa razão, os projetos buscam a discussão e a reflexão de temas importantes na Educação Infantil, bem como o exercício do registro. A criança tem contato com práticas letradas desde que nasce, e o que buscamos é promover o contato significativo com escrita e leitura de várias formas, utilizando os instrumentos que ela já tem, seja o desenho ou a escrita", conta Zuin.

Imagem: Livros produzidos pelas crianças contam histórias e reúnem receitas das avós


Semana da Consciência Negra
Em celebração a Semana da Consciência Negra, que ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro e no intuito de possibilitar que as culturas africana e afro-brasileira fossem vivenciadas pelas crianças, uma série de atividades compuseram uma programação especial na UAC, contando com oficinas de danças afro-brasileiras, contação de histórias, confecção de boneca de pano e tranças afros, dentre outras brincadeiras e ações. Esta celebração teve a participação de 140 crianças com idade entre seis meses e seis anos.

20151118 152241

 A realização dessas atividades é essencial na formação da sociedade    brasileira, estimula a reflexão da democracia racial, combatendo o racismo  e as discriminações e fortalece a consciência política e histórica da diversidade.

 Mais informações em: http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=8014

 

Passeio Noturno ao Cerrado
A turma do G.5 tem mantido uma parceria com os Grupos Coletivo do Cerrado, Trilha da Natureza e Coletivo do Lago já há algum tempo. Em 2015 realizamos algumas atividades em conjunto que nos ajudaram a repensar sobre a preservação do ambiente do Cerrado, proporcionando por meio de várias atividades um conhecimento sobre a flora e a fauna deste habitat. Uma das atividades, que foi aberta à toda comunidade da UAC, foi o Passeio Noturno ao Cerrado que aconteceu no dia 23 de outubro passado. Participaram crianças de todos os grupos juntamente com seus familiares e muitos profissionais da creche. Todos levaram suas lanternas e olhares atentos às curiosidades deste ambiente noturno tão pouco explorado pelos pequenos. A noite estava muito agradável, com bom clima, o que possibilitou algumas explorações orientadas pelos monitores do Coletivo do Cerrado e da Trilha da Natureza que acompanharam nossa caminhada. O respeito pela natureza é germinado na base do conhecimento que trabalhamos com as crianças.

 

III Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil – “Olhares Infantis”
O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de setembro de 2015, no Campus São Carlos da UFSCar e teve como objetivos:

  • Compartilhar propostas pedagógicas;
  • Aprimorar o conhecimento sobre os saberes e as práticas em Educação Infantil;
  • Realizar debates e diálogos acerca das teorias e práticas que possam proporcionar a qualidade do atendimento às crianças pequenas nas instituições públicas e privadas de Educação Infantil;
  • Unir estudantes, pesquisadores e profissionais preocupados com os desafios teóricos e práticos que envolvem esse campo.

No decorrer destes dias, foram apresentados 35 trabalhos sobre a temática, uma palestra “Olhares Infantis”, ministrada pelo professor César Leite e pela professora Tânia de Vasconcellos, o filme “Sementes do Nosso Quintal”, debates e minicursos.

A iniciativa foi da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da Universidade, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), no intuito de contribuir com a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Infantil de São Carlos e região.

Para mais informações acesse: http://uac2015.blogspot.com.br/ ou o Blog da Reitoria.

 

III Semana de Educação em Saúde
Entre os dias 18 e 22 de maio de 2015, foram promovidas atividades de educação alimentar tais como a Caça ao Tesouro (legumes), Reconhecendo as Frutas e Açúcar nos Alimentos. Todas as turmas realizaram caminhada na Pista da Saúde orientada pela Cris (secretaria) e participaram da oficina de capoeira. Assim como nos outros anos, contamos com a Equipe de Odontologia do DeAS- UFSCar para orientar e supervisionar a escovação de dentes das crianças.
Para os pais a atividade foi a Palestra: Comportamento Infantil , ministrada pela Profa Fabiana Cia – Dpsi- UFSCar.

  •  Veja fotos

   

Passeio Ciclístico 

Ciclismo.jpg

Com o objetivo de integrar as famílias e a equipe da UAC em um passeio prazeroso e também com o foco de estimular a realização de atividade física, realizamos no dia 28 de março de 2015 o Passeio Ciclístico da UAC. Também foi uma oportunidade dos pais conhecerem a Bicicleta de Equilíbrio, que não possui pedal, nem rodas acessórias, e ajuda a criança a desenvolver habilidades motoras e de equilíbrio. Houve uma participação intensa das crianças e seus familiares e ao final do passeio todos puderam saborear frutas fresquinhas.

 

« Setembro 2019 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930