Você está aqui: Página Inicial / Nutrição / Alimentacao e Cardapios / Berçário

Berçário

Na UAC seguimos o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, desenvolvido pelo Ministério da Saúde que orienta que os alimentos sejam cozidos e servidos amassados com o garfo, separados no prato. As frutas são servidas in natura (amassadas, raspadas ou em pedaços) ao invés de suco. Aos 8 meses a alimentação da criança já deve conter pequenos pedaços para estimular a trituração dos alimentos pela gengiva e a lateralização da língua, desenvolvendo melhor a musculatura facial e a capacidade de mastigação. E ao completar 1 ano a criança já deve consumir a alimentação da família.

Em casa é importante que a família se atente a esses detalhes para não confundir a criança, como servir os alimentos em forma de sopa ao invés de tudo separado no prato. É interessante nomear os alimentos (ex: vamos comer a batata? ou que delícia de chicória!) para que a criança já vá fazendo as devidas associações como: doce ou salgado, quente ou frio, gosto mais disso do que daquilo, etc.

É uma fase em que o tato, texturas e sensações são muito importantes e devemos incentivar a curiosidade, a exploração das coisas, inclusive da comida, tanto na escola como em casa.

Precisamos incentivar desde cedo a autonomia da criança oferecendo uma colher/copo assim que a criança demonstrar curiosidade (ela não vai comer sozinha e sim aprender a utilidade do instrumento, o movimento de ação e reação, etc).

A UAC se atenta ao tamanho das porções servidas para as crianças e em casa nós sugerimos que seja feito o mesmo (não dar mais que uma fruta por vez, por exemplo).

Não devemos esquecer de oferecer água nos intervalos das refeições. Nessa fase a criança toma apenas pequenos goles de água, portanto é necessário que seja oferecida em intervalos mais curtos, principalmente nos dias muito quentes.

« Março 2024 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31