Você está aqui: Página Inicial / Notícias / UAC: Projetos aproveitam diversidade de conhecimentos da Universidade para ensinar crianças

A equipe da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar vem desenvolvendo uma série de projetos que promovem diálogo entre os conhecimentos presentes na Universidade e as atividades adequadas às crianças. A UAC recebe hoje crianças de três meses até cinco anos e onze meses, divididas por idade em cinco grupos nos períodos matutino e vespertino. Concorrem às vagas, distribuídas por meio de sorteio organizado por edital, crianças do município de São Carlos.
A presença de uma criança indígena na turma motivou a professora Adriana Maria Caram a trabalhar as temáticas dos povos tradicionais brasileiros com as crianças, que têm por volta de quatro anos. O trabalho teve início com um levantamento de quem são os indígenas, a partir do qual as crianças desenharam e falaram sobre seus desenhos. Aprenderam que os povos indígenas do Brasil pintam a pele com tintas feitas de plantas encontradas à sua volta e listaram as plantas que conheciam. Uma das crianças é da etnia Atikum, e ensinou a turma como fazer tinta de urucum. "Ela explicou como é o desenho das mulheres e dos homens em sua aldeia, e reproduzimos os desenhos no papel e depois nas próprias crianças. Vemos as crianças saírem pintadas das escolas no Dia do Índio normalmente com dois traços de tinta guache em cada bochecha. Aqui, elas puderam aprender sobre pinturas indígenas com uma colega que é indígena, o que é uma experiência muito enriquecedora, com a qual as crianças estão tendo contato aos quatro anos", destaca Caram. Estudantes indígenas da UFSCar participaram de atividades junto às crianças, que envolveram contação de histórias, danças e conversas sobre suas culturas. Outras atividades serão realizadas ao longo de todo o ano.
Para a Diretora da UAC, Mara Silvia Ap. N. Morassutti, estar dentro da Universidade abre infinitas possibilidades para trabalhar diferentes temáticas com as crianças. "Com frequência fazemos visitas aos laboratórios, como foi o caso de uma turma que quis conhecer mais sobre insetos. Entramos em contato com docentes da Biologia e marcamos de levar as crianças até o laboratório, onde elas olharam no microscópio e tiveram uma ótima experiência. Temos sempre muitas parcerias de muitas áreas do conhecimento dentro da UFSCar, dispostas a dividir seus conhecimentos também com as crianças", avalia a Diretora. "As pessoas têm a ideia de que as crianças vêm aqui 'simplesmente' para brincar, mas brincar não é qualquer coisa. Temos professoras muito qualificadas e atentas ao brincar das crianças, para interferir e promover desenvolvimento e aprendizagem", complementa.
Além disso, atividades de extensão promovem a formação de mães, pais ou responsáveis e professoras para a educação das crianças. O projeto "Espaço de formação para pais e educadores", por exemplo, consiste em encontros mensais com seu público-alvo, nos quais são abordados temas delicados que envolvem o desenvolvimento infantil. "Levantamos os temas em relação aos quais esse público sente dificuldades de abordar com as crianças, como sexualidade, formas de lidar com conflitos e necessidades nutricionais. Nosso objetivo é estabelecer uma parceria sólida entre responsáveis pelas crianças e as educadoras, que são essenciais para a formação da criança", afirma Morassutti.

Foto: Crianças da UAC realizam pinturas indígenas do povo Atikum (Crédito: Adriana Caram – UAC)

« Abril 2024 »
DoSeTeQuQuSeSa