Você está aqui: Página Inicial / Saúde / Orientações gerais

Orientações gerais

Problemas de saúde em geral (febre, diarréia, etc): Sempre que a criança estiver com alguma alteração de saúde é importante que os pais avisem a enfermeira, para que possamos acompanhar as condições da criança, orientar o cuidado realizado pelas/os educadoras/es e monitorar o número de casos que estão ocorrendo na escola.

Casos com suspeita de doença contagiosa (catapora, estomatite, conjuntivite, entre outras): Nos casos em que a criança apresente sintomas sugestivos de doenças contagiosas, será solicitado aos pais que levem a criança ao médico para definição de diagnóstico. É necessário trazer atestado de afastamento da criança da escola ou de liberação para frequentar a escola.

Medicamentos: Sempre que possível os pais deverão programar os horários das medicações da criança para que sejam administradas em casa. Quando isso não for possível os medicamentos deverão vir acompanhados de receita médica, com dosagem e horários, e serão administrados pela enfermeira da UAC.

Escovação: A prática de escovação dos dentes é realizada a partir do grupo 1 em dois momentos: após o almoço e após o lanche da tarde. Para os bebês do berçário a higienização bucal/escovação de dentes deverá ser realizada pelos pais.

  • Material necessário: Uma escova de dentes infantil macia com cabeça pequena e um creme dental sem flúor, acondicionados em um estojo/bolsinha. A escova deverá ser trocada a cada 3 meses ou sempre que as cerdas estiverem desgastadas.


 Retirada de fraldas: De um modo geral a retirada de fraldas pode ser feita a partir de 2 anos de idade. Na UAC o momento da retiradas de fraldas da criança é feito através de um trabalho em conjunto com os pais, a fim de que as mesmas condutas sejam tomadas na escola e em casa. Caso percebam que a sua criança está apresentando sinais de que está preparada para a retirada de fraldas, comuniquem a professora e a enfermeira para que possamos orientá-los (Orientações para retirada de fraldas- link).


Piolhos: A inspeção da cabeça da criança para verificar a ocorrência de piolhos ficará sob a responsabilidade dos pais. Caso identifiquem a ocorrência de piolhos favor comunicar a professora da sala e a equipe de enfermagem, para que possamos pedir aos outros pais que inspecionem as cabeças das crianças e mantermos a situação sob controle.

« Setembro 2019 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930